BATEL seu pomar à beira-mar hotel & restaurante
O BATEL está à beira-mar.
O Batel é construido
em cima da areia da praia. Como a natureza é viva, o
mangue é agora a nossa
proteção contra a força do mar. As obras da natureza estão cercando
o Batel, o
mar, o rio Coruripe, o manguezal, as terras baixas e ainda arvores
como
mangeira, cajueiro, pau brasil sem contar com os ínumeras copas dos
coqueiros.
O Batel e um sitío, que forneçe espaço para relaxar, caminhar, observar e sentir a natureza. Na epoca da safra pode desfrutar por exemplo caju, acerola, manga ou pinha, então assistir a tiragem dos côcos.
Logo no povoado das Barreiras, tem uma variedade de lojas que de quase tudo já tem um pouco. Igrejas tem de varias religiões. As duas praças, que sempre tem movimento, dão para encontrar as coloridades locais. Tem varios restaurantes, de tempero particular e uma variedade de pratos. Logo a beira do rio está se desenvolvendo o receptivo local com bebida, petisco e musica do ambiente. Tem umas casas com celebração de Candomblé que ao nivel cultural e bem interesante. Barreiras é abençoado por Deus pela localizaçao.
Se quiser explorar mais as aguás contornando o Batel, sempre tem como contatar um navegador de jangada para fazer um passeio. Uma caminhada pela praia até Miaí de cima e muito gostoso, e se a caminhada há de ser de cavalo, também tem possibilidade.
A pescaria tem varias maneiras praticadas em Barreiras. A lambuda, que e feita com uma rede grande a ser colocada logo na praia pela jangada e depois puxada por uns vinte pessoas. Participe!
Ou então de tarafa, que é individual, é mais praticada de noite e encostado no manguezal. Tem varios barcos saiindo do Batel, que sempre trazem peixe fresco. Depois tem a cultiva de ostras logo na foz do rio Coruripe e ainda tem os pegadores de massunim, uma delicia do rio.
No municipío de Coruripe tem muita produção de açúcar, de côco e, na cooperativa de Pindorama, muitas frutas e verduras. Vale a pena visitar a Pindorama que inclui um museu sobre a cooperativa e o fundador René Bertholet.
Na usina Coruripe tem reserva natural aberto a visita. (É preciso marcar).
A tiragem do côco e trabalhoso e exige muito da capacidade fisica do tirador, as vezes tem como assistir e sentir a vida dum profissional local.
Pontal de Coruripe tem fabricação de artesanato a base de palha de ouricuri.
No Poxim se encontra a historia da época dos Portuguêses, a igreja de São José (1716)
Mais longe um pouco tem as dunas do Bonito, o passeio no rio São Fransisco de Piaçabuçu até a foz, a cidade histórica de Penedo, com igrejas, convento e museu.
Tem varias lagoas (Alagoas!) por perto, a da Jéquia da praia é imensa e linda! Lá também tem as falésias que se levantem da praia em varias cores.
BATEL pousada_batel@hotmail.com tel. 82 - 3273 6040 / 82 - 9104 3668